O que fazer em caso de avaria? - Se o sistema de aquecimento Viessmann apresentar uma avaria
Solicitar mais informaçõesO sistema de aquecimento Viessmann faz o seu trabalho quase sem se aperceber. Só se dá por ele quando ocorrem falhas e as divisões permanecem frias. Se ocorrer uma avaria num sistema de aquecimento da Viessmann, este apresenta uma mensagem de avaria. De seguida, explicamos como proceder em caso de uma mensagem deste tipo e o que deve ser observado.
O que fazer no caso de uma mensagem de avaria
Basicamente: Se algo estiver errado com o seu sistema de aquecimento Viessmann, isto é uma indicação de algum tipo de erro ou avaria no sistema de aquecimento. Em todo o caso, não deve ser ignorada. No pior dos casos, pode ter consequências graves e dispendiosas. É por isso que é tão importante considerar certos pontos quando o seu sistema de aquecimento Viessmann indica uma avaria.
Como é que a mensagem de avaria é apresentada?
Não existe uma resposta geral para esta pergunta. Isto deve-se ao facto de os produtos Viessmann apresentarem as avarias de forma diferente. A informação específica do produto encontra-se sempre no manual de instruções para o utilizador do sistema. Pode descarregá-las de forma fácil e segura em formato PDF a partir da nossa base de dados ViBooks.
Como reagir corretamente a uma mensagem de avaria
A regra básica é: manter a calma. Se aparecer uma mensagem de avaria, consulte primeiro o manual de instruções do seu sistema de aquecimento. Aí encontrará instruções pormenorizadas sobre como proceder. Na maioria dos casos, pode consultar o código de avaria específico. Anote-o. É importante que o instalador saiba a quem se dirigir em caso de avaria do sistema de aquecimento Viessmann. Também é bom ter à mão o número de série. Encontra-o, por exemplo, na placa de características do sistema de aquecimento. O nosso guia explica em pormenor como encontrar o instalador certo.
Quanto mais informações tiver à mão, mais fácil será para um dos nossos parceiros comerciais ajudá-lo.
Guia passo-a-passo
Se o seu sistema de aquecimento Viessmann indicar uma avaria, basta seguir os passos abaixo:
- Localizar o tipo de avaria.
- Anotar o código de avaria e o número de série da caldeira.
- Avisar o técnico especializado.
Reparação do seu sistema de aquecimento Viessmann
Depois de ter anotado todas as informações importantes, deve entregá-las ao técnico de assistência. Se ainda não encontrou um técnico de aquecimento adequado na sua área para efetuar reparações e manutenção, procure-o através da nossa ferramenta oficial de procura de técnicos de assistência.
As reparações incorrectas efectuadas pelo proprietário podem, por vezes, provocar danos materiais graves. Por este motivo, as reparações de avarias no sistema de aquecimento da Viessmann só devem ser efectuadas por pessoal especializado qualificado e autorizado. Desta forma, garante-se que são utilizados componentes originais e que o sistema continuará a funcionar sem problemas no futuro.
Contacto direto com a assistência técnica através da aplicação ViCare
A aplicação ViCare da Viessmann garante maior segurança e comodidade, mesmo no caso de uma mensagem de avaria. Um sistema de semáforos indica se o seu sistema de aquecimento Viessmann está a funcionar corretamente ou não. Se estiver verde, está tudo bem. Amarelo indica um controlo pendente. O vermelho indica um erro ou uma avaria no sistema de aquecimento. Neste caso, é também apresentada uma mensagem de avaria. Uma grande vantagem desta aplicação é que, em caso de avaria, o técnico de manutenção, previamente aceite, pode ser notificado automaticamente (a aceitação prévia é obrigatória de acordo com a Lei de Proteção de Dados). O serviço de assistência técnica/manutenção autorizado pode ver os dados do sistema e reagir imediatamente em caso de avaria no sistema de aquecimento da Viessmann.
A maioria das caldeiras a gás e a gasóleo da Viessmann instalados desde 2004, bem como as bombas de calor a partir de 2010 podem ser controlados de forma rápida, fácil e económica com o ViCare.